Cabo Verde assina acordo de 15 ME com Áustria para projeto de água



Os governos cabo-verdiano e austríaco assinaram hoje um acordo de crédito de 15 milhões de euros, destinada ao financiamento do projeto de tratamento de águas residuais, distribuição e esquema de irrigação da ilha da Boa Vista.

Em comunicado, Cabo Verde explicou que “o Governo da Áustria, através da UniCredit Bank, disponibilizou uma nova linha de crédito à exportação no montante de 15 milhões de euros, ao abrigo do instrumento de facilidade de empréstimo concessional”.

O financiamento destina-se especificamente à execução do projeto de tratamento de águas residuais, distribuição e irrigação da ilha da Boa Vista.

O projeto será implementado pela empresa austríaca UNIHA wasser Technologie, especialista em infraestruturas de água, e gerido pela empresa local Águas e Energia da Boa Vista (AEB).

A iniciativa insere-se na cooperação entre Cabo Verde e a Áustria no domínio de empréstimos concessionais, iniciada em 2010, que já financiou projetos estratégicos como a unidade dessalinizadora de Palmarejo, na cidade da Praia, e outra na ilha da Boa Vista ainda em fase de conclusão.

O Governo cabo-verdiano destaca que a concretização do projeto permitirá aumentar o acesso à água e saneamento, além de contribuir para o cumprimento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS II 2022–2026) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...