O navio mais ecológico do mundo (com FOTOS)
Os estaleiros STX de Turku, na Finlândia, verão nascer o Viking Grace, o primeiro transatlântico do mundo movido a gás natural liquidificado (GNL) e o navio mais ecológico do mundo. O navio está a ser construído por mais de mil operários e fará a sua primeira viagem a 13 de Janeiro.
O novo navio fará a rota que une Turku a Estocolmo, capital da Suécia, fazendo uma curta escala nas ilhas Aland. Com 128 metros de comprimento, 32 metros de largura e 57 mil toneladas, o Viking Grace tem capacidade para 2.800 passageiros e 200 automóveis.
Segundo a Exame, as suas dimensões são relativamente modestas se comparadas com os 361 metros de comprimento e as 225 mil toneladas dos dois maiores transatlânticos do mundo, o Oasis of the Seas e o Allure of the Seas, construídos no mesmo estaleiro finlandês, para a empresa Royal Caribbean.
A nova embarcação custou €240 milhões e superará os dois colossos do mar em eficiência energética e em relação ao meio ambiente, ao reduzir as emissões de gases poluentes graças ao uso de GNL como combustível.
“Com motores impulsionados por GNL, o modelo hidrodinâmico do seu casco e a nova tecnologia de isolamento de ruídos, o Viking Grace será o navio de passageiros mais ecológico e silencioso do mundo construído até o momento”, explicou à agência EFE Kari Granberg, director da empresa finlandesa.
A regulação marítima internacional que entrará em vigor nos próximos anos exige grandes cortes de emissões de gases poluentes, que obrigarão as companhias de navegação a utilizarem combustíveis alternativos ou instalarem purificadores de gases.
A União Europeia foi além e aprovou recentemente uma directiva para os navios que operam em regiões especialmente sensíveis, como o Mar Báltico, reduzindo a quantidade de enxofre de seus combustíveis de 1% (actual) para 0,1% antes do final de 2015.
“A nova normativa marítima internacional é muito estrita e vai representar fortes investimentos para as companhias marítimas, mas vale a pena porque se trata da saúde das pessoas. As emissões de gases poluentes no sector naval provocam mais de 40 mil mortes por ano só na Europa”, avisa Granberg.
Por tudo isto, o GNL é o combustível marítimo do futuro, já que praticamente elimina as emissões de óxido de enxofre e permite reduzir 88% as emissões de óxido de nitrogénio e 15% as emissões de dióxido de carbono (CO2) a partir do combustível derivado do petróleo pesado.
“O nosso objectivo era chegar a zero emissões no Viking Grace, mas como tecnicamente não é possível, apostamos pelo gás natural, um combustível muito ecológico e que possui grandes reservas em todo o mundo”, afirma.
O novo cruzeiro dispõe de dois grandes tanques na popa que permitem armazenar até 160 toneladas de GNL, suficientes para cobrir a viagem diária de ida e volta entre Turku e Estocolmo durante três dias sem reabastecer.