Triumph garante produtos livres de 300 substâncias prejudiciais à saúde e ambiente
A Triumph International, uma das maiores produtoras mundiais de lingerie, anunciou que todo o seu catálogo passou a ser certificado e está livre de mais de 300 substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. A certificação obedece aos intransigentes padrões de produção têxtil da Oeko-Tex.
A empresa, com sede na Suíça e que detém as marcas Triumph, Sloggi, Valisère, Hom e BeeDees, aplicou princípios sociais e ecológicos a toda a sua cadeia de fornecimento, desde o desenvolvimento das peças à sua embalagem. As matérias rejeitadas pela marca incluem pesticidas, metais pesados, formaldeído, corantes cancerígenos e surfactantes residuais.
Segundo Hans-Peter Grosch, chefe do departamento de gestão da matéria-prima da Triumph, esta medida de segurança é vital para a saúde, uma vez que a roupa interior está em contacto directo com a pele. “Justamente na área sensível das peças de lingerie, roupa interior, roupa de dormir e de praia, que são sempre usadas junto à pele e, geralmente, por muitas horas, é importante que os componentes prejudiciais sejam excluídos desde o início”, diz ele.
Em 2009, a marca lançou a “EcoChic by Triumph”, uma linha de sutiãs, cuecas e camisolas feitas de materiais sustentáveis, como algodão orgânico certificado, bambo e milho, bem como corantes não-tóxicos à base de plantas. Descrita pela marca como “amiga da pele e extremamente confortável de usar”, a colecção foi projectada para reduzir, ou até mesmo eliminar, alergias e reacções da pele.
“Como empresa global, devemos agir com responsabilidade em relação ao meio ambiente, aos nossos funcionários e aos nossos clientes e esta é a única forma que temos para deixar algo para trás de que nos orgulhemos e para as próximas gerações”, diz Ursula von Gunten, manager de responsabilidade social corporativa da Triumph.
A empresa que emprega 18 mil trabalhadores em países como Áustria, Hungria, Portugal, Marrocos, Vietname, Tailândia, Índia, China e Brasil diz que mantém um programa rigoroso para garantir condições de trabalho humanas nas suas fábricas de produção, que são regularmente inspeccionadas.