Sintra: Juntas de freguesia trocam iluminação de Natal por apoios sociais
As juntas de freguesia de Colares, Rio de Mouro e São Marcos, todas pertencentes ao concelho de Sintra, não vão investir, este ano, na tradicional iluminação de Natal.
De acordo com o Jornal de Notícias, o investimento financeiro alocado todos os anos a este símbolo urbano natalício será reencaminhado para a compra de bens alimentares e ajuda a famílias mais carenciadas.
Segundo o JN, a decisão tem como pano de fundo o próprio apelo de algumas famílias destas freguesias.
“Em Rio de Mouro não vai haver iluminação porque vamos entregar cabazes a 120 carenciados. Tem havido muitos pedidos de ajuda a nível de medicamentos e de alimentação. Há muita gente a perder subsídios e, perdendo esses rendimentos, aumentam as suas necessidades”, explicou à Lusa o presidente daquela junta de freguesia, Filipe Santos.
Em São Marcos também não haverá iluminação natalícia. “[Não podemos] estar a gastar dinheiro em iluminações de Natal numa altura destas. Noutros anos, pedimos a participação do comércio local, mas este ano já não pedimos. Prefiro usar o dinheiro para a acção social”, disse por sua vez Nuno Anselmo, presidente da junta de São Marcos.
E também Colares não escapa ao apagão. “Vamos aplicar as verbas em cabazes de Natal porque estamos um bocado apreensivos com a questão social. Assim, vamos ajudar as famílias”, disse o autarca Rui Franco dos Santos, daquela freguesia.
Para além de bens alimentares, estas três juntas recebem todos os dias pedidos de ajuda de famílias para a compra de medicamentos, bens de higiene ou mesmo apoios monetários para pagar as facturas da água, gás ou renda da casa.