Cientistas descobrem o dobro dos pinguins na Antárctida, depois de contagem via satélite
Esta é daquelas notícias que podem verdadeiramente espevitar o nosso dia e fazer-nos acreditar que as boas notícias surgem de onde menos esperamos. Cientistas do British Antarctic Survey descobriram que existem o dobro dos pinguins, nas colónias da Antárctida, do que eles mesmo pensavam.
A técnica é muito fácil: detectar, via satélite, as colónias de pinguins e depois proceder à contagem dos indivíduos.
Este visionamento encontrou 44 colónias em toda a Antárctida, incluindo sete que ainda não tinham sido detectadas noutros censos – e 595 mil pássaros. A população de pinguins era estimada entre 170 mil e 350 mil.
“Os métodos que usámos são um enorme passo em frente na ecologia da Antárctida, porque podemos assim conduzir pesquisas seguras e eficientes, com pouco impacto ambiental. Podemos também determinar populações inteiras de pinguins”, explicou a co-autora do estudo, Michelle LaRue, da Universidade do Minnesota.
Os cientistas têm agora uma base fiável para determinar as consequências das alterações climáticas nas populações de pinguins – de uma forma que é, ela própria, sustentável. Um grande passo em frente no combate às alterações climáticas, no qual as novas tecnologias foram essenciais.