NASA leva reciclagem para o espaço
O que fazemos com os resíduos não é um problema unicamente terrestre. Os cientistas da NASA estão a desenvolver estudos para saber como podem resolver os problemas gerados pelos resíduos nas naves – e até mesmo reutilizá-los.
Assim, pesquisadores do centro de Ames, na Califórnia, estão a desenvolver um compactador de lixo que derrete os resíduos mas não os incinera. Ou seja, transforma o lixo de um dia num ladrilho com um diâmetro de 20 centímetros.
Estes ladrilhos podem depois servir como escudos de radiação na nave, de preferência nas áreas de dormir.
“Lidar com o lixo é uma consideração importante para os planeadores de missão da NASA e astronautas, por várias razões. Primeiro, ninguém quer que uma nave esteja cheia de lixo. Depois, os recursos são extremamente limitados para uma tripulação que deverá viver no espaço até cerca de dois anos, o tempo de uma missão a Marte. Não podemos simplesmente deitar o lixo fora, porque eles podem aterrar – e contaminar – o planeta ou a lua”, explica a NASA.
As equipas de trabalho estão agora a tentar que os ladrilhos fiquem completamente esterilizados durante a compactação por calor. Afinal, não seria boa notícia ter um composto de bactérias numa área fechada.
Os investigadores gostariam também de perceber se podem retirar a água do lixo e utilizá-la para beber, uma vez que cada gota é importante e difícil de encontrar no espaço.