Pavilhão feito com 45 mil Tetra Brik é recorde do Guinness
Usando 45 mil pacotes de leite Tetra Brik como tijolos, o CUACS Arquitectura construiu um pavilhão em Granada, Espanha. A obra tornou-se na maior construção do mundo feita a partir de material reciclado, ganhando assim o Guinness World Records nessa categoria.
Saiba mais sobre a Tetra Brik, embalagem de cartão desenvolvida pela Tetra Pak em 1963.
Em 2011, o governo de Granada uniu-se à empresa de reciclagem de resíduos RESUR com vista a levar a cabo este projecto, que usou embalagens recicladas provenientes de mais de 100 estabelecimentos de ensino de toda a província espanhola. O projecto procurou homenagear o Dia Mundial da Reciclagem.
A fim de aumentar a consciencialização acerca da importância de tratar e reciclar o lixo, a equipa de designers desenvolveu um método que transformou as embalagens de leite em material de construção. Usando pinças para ligar as caixas de cartão com um ângulo de 135 graus, a equipa conseguiu transformar 45 mil delas no maior pavilhão actual do género.
O pavilhão labiríntico era composto por duas partes principais, independentes: a parede, uma sólida base de treliça, e a torre, uma secção central elevada que ligava duas paredes da base.
Construído em duas semanas, o pavilhão tinha 30 metros de comprimento, 15 metros de largura e 7 metros de altura. Consistiu numa obra temporária: assim que o entusiasmo diminuiu, toda a estrutura foi desmontada e enviada para o centro de reciclagem mais próximo, de forma a dar o exemplo.