Austrália: onda de calor está a fazer evaporar a gasolina



A forte onda de calor na Austrália está a impedir os automobilistas de abastecerem o seu carro. É que, com os mais de 50ºC, o combustível evapora antes de chegar ao depósito do automóvel, de acordo com a imprensa internacional.

Duas australianas, Nikki Staskiewics e Angela Blomeley, ficaram presas na cidade de Oodnadatta porque o combustível nunca chegava ao depósito do seu carro, tendo-se tornado vedetas da imprensa local. Oodnadatta já foi apelidada de “município mais seco do estado mais seco do país mais seco do mundo”.

Segundo o Escritório de Meteorologia Australiano, esta onda de calor é responsável por oito dos 20 dias mais quentes de sempre do país. Estes foram registados na primeira semana de 2013.

O instituto teve mesmo de adicionar novas cores na sua escala de temperatura – roxo escuro e magenta – para designar as temperaturas entre os 51ºC e os 54ºC.

A primeira-ministra australiana, Julia Gillard, culpou o aquecimento global por este fenómeno. “Com o passar do tempo e como resultado das mudanças climáticas, vamos ter mais eventos e condições de clima extremos”, explicou a responsável.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...