Reino Unido e Irlanda procuram enfermeiros portugueses
Só no ano passado, a consultora de recrutamento especializada em saúde Best Personnel colocou no mercado britânico – Reino Unido e Irlanda – cerca de 900 enfermeiros. Segundo a manager da consultora irlandesa em Portugal, Ana Campos, este mercado continua à procura de trabalhadores portugueses.
“Enviámos centenas de enfermeiros para estes países. Só no ano passado passaram-nos pelas mãos cerca de 900”, explicou a gestora ao Diário Económico. Para além do Reino Unido, os mercados da Alemanha, Holanda, Bélgica, França e Arábia Saudita também procuram enfermeiros, ainda que em menor escala. Há também procura por fisioterapeutas e médicos.
No caso do Reino Unido e Irlanda, estes profissionais poderão trabalhar nas chamadas nursing homes, instituições privadas que oferecem quartos e cuidados de saúde, especialmente para os mais idosos. Os enfermeiros mais experientes são chamados para cargos de gestão ou para hospitais.
A Alemanha prefere enfermeiros que saibam falar alemão, pelo que oferece cursos desta língua, a frequentar ainda em Portugal.
Finalmente, e no caso da Arábia Saudita, são procuradas sobretudo mulheres, mas há muitos profissionais que optam por não concorrer, pelas diferenças culturais.
Veja todas as ofertas actuais da Best Personnel.