Fluviário de Mora recebe oito Peixes Disco



O Fluviário de Mora, situado no Parque Ecológico do Gameiro, no distrito de Évora, recebeu um conjunto de oito peixes disco. O aquário que alberga os animais foi transformado e decorado propositadamente pelo arquitecto Nuno Lecoq.

Os discos (Symphysodon) são originários da Bacia do Amazonas, na América do Sul. São ciclídeos de água doce que vivem em zonas mais profundas dos rios, normalmente com fundos irregulares, rochosos ou com raízes de vegetação arborícola.

Alimentam-se de anelídeos, pequenos crustáceos e insectos, bem como de matéria vegetal. Podem viver entre oito a 15 anos, não ultrapassando os 20 centímetros. São peixes pacíficos que vivem normalmente em pequenos grupos, embora sejam territoriais durante a reprodução.

E a forma de reprodução dos discos é muito característica: a fêmea coloca até 200 ovos numa rocha ou num tronco, sendo estes depois fecundados pelo macho. Após a eclosão dos ovos, ambos os progenitores defendem as crias e cuidam delas. Nos primeiros dias de vida, estas alimentam-se de um muco produzido por glândulas na pele dos progenitores.

O Fluviário de Mora é o primeiro grande aquário de água doce da Europa. Abriu em Março de 2007, tendo já recebido mais de 660 mil visitantes. Simulando o percurso de um rio da nascente até à foz, possui 600 peixes de 70 espécies, além de cinco lontras.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...