Saiba por que é importante validar os títulos de transporte na Carris e Metro de Lisboa
A Carris e o Metro de Lisboa estão a promover uma campanha de incentivo à validação do título de transporte e de combate à fraude. A campanha Eu Valido Verde apela aos clientes para a validação do título de transporte, sempre que se inicia uma viagem num veículo da Carris ou na passagem nos canais de acesso do Metro de Lisboa. A iniciativa chegou ontem aos eléctricos e autocarros da Carris e às carruagens do Metro.
Para Luís Vale, Secretário-Geral da Carris, a “finalidade desta campanha passa por promover um apelo à responsabilidade e ao civismo de cada utilizador dos transportes de Lisboa para que cada um seja responsável”.
Tendo como principal objectivo o combate à fraude, a campanha pretende, ainda, aumentar o número de validações “válidas’ nos veículos; comunicar a aposta na fiscalização dentro das viaturas e carruagens; dar a conhecer o valor da coima associado à não detenção de título de transporte válido; informar sobre a importância da validação para a manutenção de algumas carreiras e linhas; alertar os clientes para a necessidade de deterem o título devidamente validado para a viagem realizada, entre outras.
Segundo dados da Carris e do Metro de Lisboa, em 2012, ambas as empresas transportaram cerca de 337 milhões de passageiros, o que representou uma redução de cerca de 18% em relação a 2011.
De acordo com Luís Vale esta quebra de 18% “foi sentida, de forma generalizada, em todos os operadores da área metropolitana de Lisboa e é reflexo da redução da mobilidade urbana e, sobretudo, do aumento da fraude, como tem sido constatado nas acções de fiscalização que a Carris e o Metro de Lisboa têm desenvolvido”.
Com o objectivo de contrariar o aumento de fraude, as empresas têm vindo a realizar, com a colaboração da PSP, acções de fiscalização envolvendo meios de maior dimensão em locais, carreiras e linhas de maior incidência de fraude.
Em termos de receita tarifária, em 2012, o Metro de Lisboa atingiu cerca de €83 milhões e a Carris obteve cerca de €90 milhões, o que segundo Filipa Melo, secretária-geral do Metropolitano de Lisboa, “reflecte um aumento de cerca de 10% em relação ao ano anterior”.
“Com ajuda da campanha Eu Valido Verde’ a Carris e o Metro de Lisboa prevêem uma melhoria gradual da procura, que terá consequentemente, reflexos positivos nas validações, daí resultando um aumento da receita”, explica Filipa Melo.