Apple quer alimentar os seus gadgets com células solares
Os iPhones e iPads da Apple poderão no futuro auto carregar-se recorrendo a células solares integradas. A marca avançou com um novo pedido de patente intitulado “sensor de toque integrado e montagem solar”, que usa dispositivos capazes de capturar e converter a luz em energia, ao mesmo tempo que detecta o toque, através de células solares construídas directamente no ecrã dos aparelhos.
A patente deve ser usada para dispositivos portáteis, como media players e smartphones. Segundo o Inhabitat, a Apple referiu que sensores touch integrados e configurações do painel solares podem também vir a ser usados nos aparelhos.
Ou seja, em vez de simplesmente usar as células solares, o sistema fornecerá uma integração real dos painéis, não só para recolher e propagar a energia, mas também para agir como um sensor óptico. O painel solar pode operar num modo de energia solar, mas perante a detecção de um objecto, como um dedo, ele pode mudar para um modo de detecção capacitiva. A tecnologia permitirá ainda uma maior densidade de pixeis no ecrã.
Embora a patente se tenha tornado pública apenas há alguns dias, a Apple tem vindo a trabalhar nesta tecnologia há mais de quatro anos.
A tecnologia solar tem revelado envolver altos custos de produção, pelo que pode ainda levar algum tempo até que os utilizadores de iPhones e iPads possam utilizar este tipo de mecanismo.