Irão decreta três dias de férias para reduzir poluição
Os altos níveis de poluição atmosférica em Teerão e noutras cidades iranianas obrigaram as autoridades daquele País a decretar dois dias de feriados públicos, noticiou hoje a Reuters.
Assim, os institutos públicos, bancos, escolas e universidades de Teerão estarão fechados amanhã e quinta-feira.
De acordo com a Reuters, há uma semana que Teerão tem níveis “muito alarmantes” de poluição atmosférica. Segundo a ministro da Saúde iraniana, as admissões nas emergências dos hospitais aumentaram 19%, com pessoas a queixarem-se de problemas respiratórios.
“Fechar as organizações e escolas não é uma solução. Precisamos de planos mais eficazes para diminuir a poluição nesta metrópole”, explicou a ministra da Saúde do Irão, Marzieh Vahid Dastjerdi.
A poluição atmosférica, no Irão, já tinha obrigado as autoridades daquele País a reduzir a circulação automóvel a dias alternados, consoante as matrículas dos veículos.
Paralelamente, a última quarta-feira já tinha sido declarada feriado público na capital iraniana o que, tendo em conta que na quinta-feira foi um feriado religioso e na sexta é o tradicional dia islâmico de descanso, levou a cinco dias de paragem.
Ainda assim, esta redução das actividades não foi suficiente para controlar a situação, por causa de uma inversão térmica que impediu a dissipação dos poluentes.
Para além dos automóveis, também o fumo das fábricas está a provocar o pânico da poluição em Teerão.
Finalmente, há ainda uma outra preocupação: a economia. “Estas férias cortaram as [nossas] ligações com a economia internacional durante cinco dias, o que teve efeitos nefastos”, explicou o director do comité das casas de comércio, Asadollah Asgaroladi.