Nova espécie de peixe descoberta ao largo da Nova Zelândia
Foi encontrada uma nova espécie de peixe a cerca de 10 Km a largo da costa da Nova Zelândia. A descoberta foi feita por cientistas de uma expedição conjunta entre o National Institute of Water and Atmospheric Research, na Nova Zelândia, e a Universidade de Aberdeen, na Escócia.
O objectivo da expedição era aprofundar conhecimentos acerca das comunidades de peixes que vivem em águas profundas – como bónus, encontraram um animal inédito. Trata-se de uma nova espécie de peixe – eelpout, em inglês: é comprido, semelhante a uma enguia e vive no fundo do oceano.
Os investigadores exploraram águas com grande profundidade, abaixo do que a luz consegue penetrar, na Fossa de Kermadec, um dos lugares mais profundos do planeta. Os resultados da expedição estão a permitir aos cientistas compreender melhor a biodiversidade do fundo do mar em torno da Nova Zelândia. A informação irá ajudá-los também a avaliar possíveis riscos para o ecossistema face à mudança climática ou a actividades humanas, como a exploração mineira no fundo do mar.
Alan Jamieson, do Oceanlab, explicou ao Huffington Post que era “sempre fantástico descobrir novas espécies de peixes e encontrar um novo peixe é um enorme sucesso. É ainda melhor para nós, porque passámos a maior parte do Verão a construir o equipamento que foi usado para encontrar estes peixes”.
Além deste peixe, os cientistas descobriram também um Macrouridae, que não era capturado na Nova Zelândia há mais de 100 anos.