Nova tecnologia ajuda os condutores a evitar o sinal vermelho
Uma nova tecnologia vai dizer aos condutores de Newcastle, no Reino Unido, como devem ajustar a sua velocidade para conseguirem conduzir sem serem parados pelos sinais vermelhos dos semáforos.
O projecto, levado a cabo por académicos da Universidade de Newcastle, está a ser desenvolvido para atenuar os congestionamentos de tráfego, bem como reduzir a poluição causada pelo pára-arranca.
Depois de testes em Newcastle e outras cidades europeias, o sistema irá definir uma velocidade específica para garantir que os veículos passam pelos próximos quatro semáforos, antes de eles ficarem vermelhos. Copenhaga (Dinamarca), Bordéus (França), Verona (Itália) e Vigo (Espanha) são algumas das cidades que vão adoptar este sistema.
“O que é único sobre este projecto é que daremos as informações directamente ao condutor”, explicou Phil Blythe, professor de sistemas de transporte inteligentes em Newcastle.
O sistema pode aconselhar um motorista a deslocar-se a 24 Km/hora, de forma a passar sempre com o verde, por exemplo. Ou, em áreas mais congestionada ou horas de ponta, pode ser dada prioridade às vias principais, de modo a manter o tráfego fluido.
Paralelamente, ele terá ainda um aviso de acidentes que tenham ocorrido mais à frente na via e um aviso de violação do sinal vermelho, que informa os condutores de que alguém não respeitou a obrigação de parar.
O projecto vai estabelecer directamente a ligação entre um sistema de comunicação presente no automóvel e o centro de Controlo de Gestão de Tráfego Urbano de Newcastle. As informações angariadas pelo centro serão imediatamente transmitidas aos condutores.