Canadá lança na segunda-feira sonda para caçar asteróides (com FOTOS)



Depois de pelo menos cinco anos de desenvolvimento, o Canadá prepara-se finalmente para lançar o NEOSSat, uma sonda especial que permitirá detectar e caçar asteróides em rota de colisão com a Terra e que tenham dimensões que os tornem difíceis de serem localizados por telescópios “terrenos”.

A sonda irá pesquisar o globo em cada 100 minutos, procurando o espaço perto do Sol, em busca de asteróides que possam um ida passar perto do nosso Planeta.

Paralelamente, o NEOSSat irá também varrer o céu à procura de satélites e detritos, como parte do comprometimento do Canadá em deixar o espaço orbital seguro para todos.

O mais interessante é que esta sonda é do tamanho de uma mala. Ela ficará a 800 quilómetros da terra, procurando asteróides 24 horas por dia, sete dias por semana. As centenas de imagens que a NEOSSat irá gerar por dia serão trabalhadas pela Universidade de Calgary.

A maioria dos NEOs (“Near Earth Object”: objectos próximos da Terra) encontrados até hoje são asteróides com órbitas fortemente elípticas, afastando-se muito do Sol e demorando anos para se transformar novamente numa ameaça para a Terra.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...