Sueco arrisca vida para fotografar glaciar do Ártico (com FOTOS)
As fotografias mostram cascatas de água a escorrerem de um glaciar de 49 metros de altura, no Círculo Polar Ártico. As imagens foram registadas pelo fotógrafo sueco Hans Strand, que arriscou a vida ao explorar o clima extremo deste inóspito cenário dentro de um pequeno navio.
Strand, 57 anos, percorreu mais de 1.600 quilómetros de oceano ao longo de Svalbard, na Noruega, num navio chamado MS Origo, de modo a fotografar o glaciar Austfonna.
“Quando fui pela primeira vez a Svalbard, em 2004, havia muito gelo durante o Verão. Hoje, oito anos depois, não há uma única massa de gelo flutuante – está a ocorrer uma dramática mudança climática tão rápida que eu já vi diferenças significativas de ano para ano”, relata o fotógrafo. “Agora é preciso ir para o norte para encontrar gelo no mar.”
O fotógrafo está a trabalhar actualmente num livro sobre o Ártico e dá workshops. Segundo a imprensa local, ele reservou o navio propositadamente para um workshop de fotografia a realizar com os seus alunos – o objectivo era conseguir maravilhosas fotografias durante uma expedição na Islândia e na Gronelândia.
Fotografar caves de gelo é extremamente perigoso e Strand arriscou, de facto, a vida – numa ocasião uma estrutura começou a colapsar, com ele no interior. As fotografias conseguidas são, como se desejada, maravilhosas, mas infelizmente não pelos melhores motivos.