Por que razão a portuguesa Contiforme investiu em minigeração fotovoltaica? (com VÍDEO)



Um dos últimos projectos desenvolvidos pela Sotecnisol Energia teve a Contiforme, empresa de impressão e serviços de personalização de documentos, como destinatária. Em Cascais, onde a Contiforme tem as suas instalações, foi instalada uma fotovoltaica de minigeração de escalão III, com a potência máxima de ligação de 250 kWn e que produzirá 410 kwh no primeiro ano.

Agora vamos às contas. A Contiforme investiu €500 mil neste projecto e venderá €100 mil por ano à rede. Segundo Paulo Albuquerque, administrador da Contiforme, existem dois contratos distintos.

O primeiro, de consumo de energia, já existia e continuará a existir nos mesmos moldes. O segundo, que corresponde à produção e venda de energia por parte da Contiforme, é com a mesma empresa  – obrigatório por lei –, e foi feito recentemente. “São dois contratos independentes”, explica Paulo Albuquerque.

Segundo os cálculos da Sotecnisol e Contiforme, dentro de cinco anos o investimento estará pago. Uma visão de longo prazo que, sempre que haja arcaboiço financeiro para tal, deveria ser replicada por outras PME. Veja o Economia Verde.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...