ONG salva área de floresta tropical equivalente ao tamanho do País de Gales



Activistas ecológicos galeses anunciaram esta manhã que conseguiram €2,3 milhões (R$ 5,9 milhões) para salvar uma área da floresta tropical no Peru e Serra Leoa. Esta área equivale, simbolicamente, ao tamanho do País de Gales.

A campanha – e a própria ONG – foi lançada há três anos e já arrecadou o suficiente para investir em projectos de conservação em 2 milhões de hectares de floresta tropical peruana – onde vivem as pessoas Ashaninka – e africana – em Gola, Serra Leoa.

Segundo o The Guardian, este sempre foi o objectivo principal da ONG, que se chama, efectivamente, Size of Wales (“Tamanho do País de Gales”, em português). “Até 2012 a arrecadação de fundos foi lenta, mas depois tornou-se mais rápida. Muita gente ouviu falar do nosso projecto, pelo que tivemos doações dos Estados Unidos, República Checa e Áustria”, explicou a directora da ONG, Hannah Scrase.

O primeiro grande elogio veio do próprio ministro do Ambiente de Gales, John Griffiths, que explicou que outros países deveriam copiar a iniciativa, como exemplo da estratégia das organizações não-governamentais. “Estou muito orgulhoso de Gales. Somos o primeiro país no mundo a ajudar a proteger uma área de floresta tropical equivalente ao seu próprio país, por isso espero que outros países sigam a nossa liderança”, revelou.

Para além de projectos de conservação, o dinheiro servirá para educar as populações locais para o risco da sobre-exploração dos recursos e melhorar os direitos sobre a terra.

Segundo o jornal britânico, há uma ONG dinamarquesa que está já a pensar em lançar a campanha Size of Denmark. E em Portugal, para quando uma acção destas? De qualquer forma, fica a dica para as ONG que procuram recursos financeiros para levarem os seus projectos para o terreno.

Foto: Sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...