As 10 regras para uma compra responsável
Como podemos tornar as nossas compras mais responsáveis? Que detalhes e aspectos deveremos ter em conta e que inovações verdes deveremos exigir aos nossos fornecedores de produtos do dia-a-dia.
A multinacional sueca Ikea elaborou uma lista das 10 regras para uma compra responsável, um documento que pode ser utilizado para qualquer tipo de aquisição – da alimentação aos objectos do dia-a-dia, da decoração ao lazer.
Veja a lista e deixe os seus comentários abaixo.
1.Regra dos 3R (reduzir, reutilizar, reciclar): ao comprar, considere a qualidade e o período de vida útil dos produtos. Ao usar produtos até ao seu fim de vida útil, não está a gerar resíduos desnecessários.
2.Dar prioridade a materiais biodegradáveis, reciclados e recicláveis – tanto a nível do produto como da embalagem.
3.Quanto menos embalagens, melhor. Embalagens maiores, em vez de várias individuais, poupam material e reduzem a quantidade de desperdício.
4.Escolher produtos com menor quantidade possível de substâncias prejudiciais à saúde e ao ambiente. Pense duas vezes antes de comprar produtos que contêm substâncias tóxicas, solventes orgânicos ou outros, que se libertem e acumulam nos tecidos do nosso corpo e não se degradam facilmente.
5.Não comprar produtos produzidos com PVC, já que durante a sua produção, utilização e eliminação podem ser libertadas substâncias tóxicas para o ambiente.
6.Dar prioridade a produtos que durante a sua produção e utilização façam uso dos recursos e da energia de forma mais eficiente possível. Por exemplo, compre electrodomésticos de classe energética A e A+.
7.Dar prioridade a produtos ou serviços providenciados por empresas ou organizações com programas sociais activos.
8.Comprar produtos de agricultura biológica, que evita a utilização de fertilizantes artificiais e pesticidas. A madeira deve ser proveniente de florestas geridas de forma responsável.
9.Mostrar interesse sobre a origem dos produtos que compramos e, sobretudo, sobre a forma como as empresas de países em desenvolvimento tratam os seus colaboradores.
10.Dar prioridade a produtos amigos do ambiente, com a mesma função de produtos semelhantes existentes no mercado.
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