Como a Fujitsu reduziu os resíduos e espalhou a reciclagem no seu edifício (com VÍDEO)
Durante três anos, Manuel Trindade acumulou as funções na empresa de TI Fujitsu Portugal com as de voluntário da Quercus. Esta coincidência levou-o a desenvolver, para a primeira, uma estratégia de redução de recursos e reorganização da estratégia de reciclagem.
“Havia um desperdício enorme de copos, eram deitados fora, por mês, 17.800 copos de plástico. Houve então a ideia de arranjar umas canecas”, explicou o responsável ao Economia Verde.
A empresa deu então, a cada colaborador, uma caneca, tendo o desperdícios de copos de plástico sido reduzido drasticamente.
Paralelamente, Manuel Trindade elaborou uma estratégia de reciclagem de papel e plástico. Os colaboradores da Fujitsu passaram a colocar apenas papel nos seus caixotes do lixo de secretária. Os restantes resíduos são colocados nos ecopontos, que estão distribuídos por todo o escritório.
Antes, todo o lixo gerado pela Fujitsu ia para o lixo comum. Hoje, 2.000 pessoas aderiram à separação de resíduos no local de trabalho, uma vez que o bichinho da sustentabilidade se estendeu aos restantes pisos do edifício.
A estratégia, elaborada em conjunto com a Quercus, vai agora chegar à Torre 2 do Colombo, em Lisboa. Veja o Economia Verde.