Estranhos círculos de gelo surgem nos rios durante o Inverno (com FOTOS)
Durante o Inverno, na presença de determinadas condições, algo estranho pode acontecer em lagos, rios ou riachos. Tratam-se de círculos de gelo, que algumas pessoas julgam ser efeitos paranormais. Mas o fenómeno tem uma causa bastante natural.
Os círculos – ou discos – de gelo ocorrem quando o gelo se reúne no centro de uma massa de água, no meio de um remoinho. Geralmente, isso acontece nas curvas dos rios, onde a água em aceleração cria uma força denominada de “corte de rotação”, que quebra um pedaço de gelo e fá-lo girar. À medida que o disco gira, tritura o gelo em redor, tomando a forma de um círculo.
Este é um fenómeno relativamente raro. Não é propriamente comum ver um pedaço redondo de gelo a girar livremente num rio, em vez dos habituais pedaços irregulares estáticos. De qualquer forma, não é caso para alarmismos – não se trata de um círculo de gelo sobrenatural, mas sim super e bastante natural.
A ocorrência do fenómeno pode ser ainda explicada por mudanças rápidas de temperatura, afirma aqui Joe Desloges, especialista em rios e professor de geografia na Universidade de Toronto. Isto porque, ao arrefecer, a água liberta calor e leva à formação de pedaços soltos de gelo na superfície. Com a acumulação do gelo e a corrente lenta da água, ao longo do tempo forma-se um bloco denso e pesado.
É invulgar encontrar círculos de gelo perfeitamente redondos, como um já visto em Mississauga, no Canadá – contudo, não é impossível. Por isso, fique atento no resto deste Inverno.