Lonesome George vai ser embalsamado



Lonesome George, a tartaruga gigante e solitária das Ilhas Galápagos, foi levado para Nova Iorque, onde durante os próximos oito meses será embalsamado. Depois, regressará a casa para ser a estrela de um museu aberto no local onde foi descoberto, em 1971. A notícia está a ser avançada pelo Huffington Post.

A tartaruga, um dos animais mais conhecidos de sempre, viveu até aos 100 anos de idade, tendo falecido em Junho último, para consternação de toda a comunidade ligada à biodiversidade – e não só.

Na verdade, pensava-se que Lonesome George, uma tartaruga gigante da Ilha Pinta, fosse o último indivíduo da sua espécie. Porém, foram encontrados outras 17 tartarugas da Galápagos, desde o Verão passado, que têm traços genéticos semelhantes a George.

Recorde Lonesome George – ou Jorge Só – em fotos. E a marca de roupa sustentável  homónima.

As tartarugas gigantes podem viver até 180 anos e crescer até aos 1,8 metros, pesando quase 400 quilos. As da Galápagos foram preponderantes na elaboração da teoria da selecção natural, de Charles Darwin, no século XIX.

As Galápagos, que distam quase 1.000 quilómetros da costa do Equador, são conhecidas pelas suas tartarugas gigantes, que se desenvolveram isoladamente.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...