Barcelona: novas residências permitem aos estudantes personalizar os quartos



Os alunos da Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, têm uma nova opção para habitação este ano lectivo – eles podem criar os seus próprios dormitórios. Concebido pela H Arquitectes e dataAE, o projecto habitacional modular oferece estúdios com o interior branco para decorar e mobilar como se queira. O complexo de dois andares, para 57 alunos residentes, é ainda revestido por uma tela metálica que ficará coberta por vegetação.

Localizado perto da Escola de Arquitetura de Vallès, este novo projecto residencial para estudantes é composto por dois volumes lineares de dois andares, colocados em ambos os lados de um pátio compartilhado. Ambos os pisos são acessíveis a partir do solo, sendo que uma escada e uma ponte centrais ligam os dois blocos entre si.

O exterior contém uma malha de metal, onde lentamente plantas começam a crescer através da tela, sendo capazes de proporcionar sombra no futuro.

A equipa de design afirmou que o projecto poupou 50% de energia associada a materiais de construção e 70% de necessidades energéticas, comparativamente a um edifício normal.

Os 57 módulos de betão foram pré-fabricados e só depois transportados para o local. Cada módulo é um estúdio provido de todos os circuitos de canalização e electricidade necessários, possuindo ainda uma pequena cozinha e casa de banho. O resto da divisão foi deixada em branco, para que os inquilinos a possam preencher da forma que quiserem.

Se um dia for necessário, a universidade pode desmontar as estruturas e movê-las, ou até mesmo vendê-las, uma vez que os módulos são facilmente recicláveis.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...