Cadeia de supermercados norte-americana vai rotular trangénicos até 2018



A cadeia de supermercados Whole Foods anunciou que até 2018 todos os produtos que contenham Organismos Geneticamente Modificados (OGM), nas lojas dos Estados Unidos e Canadá, serão rotulados. A decisão prende-se com o direito do consumidor de saber o que está a comprar.

Walter Robb, co-CEO da Whole Foods Market, disse em comunicado de imprensa que “a prevalência dos OGM nos EUA, associado à inexistência de rotulagem obrigatória, torna muito difícil para os revendedores conhecerem opções aos OGM e para os consumidores escolherem produtos sem OGM”.

A empresa pretende apoiar a agricultura orgânica certificada, na qual os OGM não são permitidos. Para isso, trabalhará também com fornecedores que permitam aumentar a gama de produtos sem OGM nas lojas.

Os OGM são modificados no âmbito da engenharia genética, através da introdução de alterações na estrutura do ADN, para se favorecer determinadas características dos alimentos.

Esta notícia chega numa altura em que o interesse pela rotulagem de OGM nos EUA está no auge, segundo o Huffington Post. Durante as eleições de Novembro, foi introduzida na Califórnia uma iniciativa de rotulagem obrigatória dos OGM – a Proposition 37. Mas a acção de grandes empresas, como a PepsiCo, contra o referendo acabou por ditar a sua derrota.

Um inquérito recente conduzido pelo The Huffington Post em parceria com o YouGov descobriu que uma grande maioria dos americanos (82%) quer rótulos nos alimentos que contenham OGM.

Os apoiantes desta medida recorrem a uma série de razões para a legitimar: preocupações de saúde e ambientais, pontos de vista éticos e religiosos ou apenas o direito dos consumidores de saberem o que estão a ingerir. A linha de fundo é esta: sem rótulos, os consumidores estão completamente no escuro quanto às suas escolhas alimentares.





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