Brasil: polícia testa bicicletas feitas com garrafas de plástico recicladas
A Polícia Municipal de Santos, no Brasil, está a testar bicicletas feitas a partir de garrafas PET (Politereftalato de etileno) recicladas. O objectivo é perceber se os novos veículos facilitam as deslocações da força de segurança da cidade brasileira e, paralelamente, reduzem a utilização do carro privado.
Para já, são três bicicletas deste tipo que estão a ser testadas na ciclovia e na faixa de areia da cidade brasileira, por polícias que irão comprovar se o sistema de suspensão e o assento respondem às suas exigências diárias.
Segundo o Menos Um Carro, cada quadro da bicicleta é produzido a partir de 20 garrafas PET recicladas, que são flexíveis e absorvem pequenas imperfeições das ruas mais irregulares.
A bicicleta pesa aproximadamente cinco quilos e tem capacidade para suportar até 100 quilos.
Segundo a prefeitura do município de Santos, “as bicicletas serão testadas durante 30 dias, período após o qual a guarda municipal irá solicitar ao fabricante que faça melhorias nos veículos caso seja necessário como, por exemplo, na buzina, nas luzes e nos suportes para garrafas de água ou para outros utensílios – o bastão”.
Se tudo correr bem, a autarquia prevê adquirir mais bicicletas, para as “utilizar na praias e em centros comerciais”.