Adene e Lisboa E-Nova vão oferecer lâmpadas economizadoras
A Agência para a Energia, Adene, e a Lisboa E-Nova, Agência Municipal de Energia e Ambiente, assinaram na última terça-feira um protocolo para promover a eficiência energética no concelho de Lisboa.
A iniciativa irá distribuir kits de iluminação “Luz Certa” pelos lisboetas, que serão compostos por quatro lâmpadas fluorescentes compactas e uma brochura informativa sobre iluminação eficiente em casa.
Os kits serão fornecidos aos munícipes que apresentem o respectivo certificado energético, válido para a fracção onde residam, nas instalações do Espaço Energia e Ambiente, em Lisboa.
O acordo serve para promover uma melhor eficiência energética através da utilização de equipamentos e sistemas mais eficientes – como as lâmpadas distribuídas nos kits. A utilização de lâmpadas economizadoras, recorde-se, pode poupar até 80% do consumo de iluminação.
Para além desta acção, o protocolo prevê outros programas e medidas, desde o reforço da informação à divulgação de boas práticas em matéria de utilização de energia, à educação e mudança de comportamentos.
As habitações portuguesas apresentam um enorme potencial na área da reabilitação urbana, especialmente as construídas nas décadas de 70 e 80, que podem melhorar a sua eficiência energética entre 25 a 50%.
No concelho de Lisboa foram já emitidos cerca de 26.500 certificados, sendo a classe predominante a C (a letra G representa o pior desempenho e a A+ o melhor). Ao todo, foran emitidos 300 mil certificados energéticos em todo o país.