Prédio comercial mais sustentável do mundo inaugurado em Seattle (com FOTOS)



Foi inaugurado esta segunda-feira em Seattle, Estados Unidos, aquele que é considerado o prémio comercial mais sustentável do mundo da actualidade, o Bullit Center. Considerado um laboratório vivo, o prédio de seis andares custou €23 milhões (R$ 60 milhões), tem 16 mil metros quadrados e foi projectado pela Miller Hull Partnership.

O edifício ajudará os construtores a perceber o potencial de projectos verde, com máxima eficiência de energia e água.

Há vários pontos onde este prédio se distingue pelas práticas de sustentabilidade: casas de banho com compostagem, exclusão de 350 substâncias químicas tóxicas – como PVC, chumbo, mercúrio, ftalatos, bisfenol-A e formaldeído – e muito pouco dinheiro gasto, anualmente, em água e energia.

O edifício foi feito para durar 250 anos e entra nos exigentes padrões do Living Building Challenge, um programa internacional de certificação do qual só fazem parte três outros edifícios, nos Estados Unidos. Por outro lado, estão 143 projectos à espera desta certificação, em 10 outros países.

Segundo explica o Smart Planet, o Bullit Center tem como objectivo principal a demonstração de que um espaço de escritórios de carbono neutro pode ser “comercialmente viável e esteticamente muito bonito”, tendo uma série de sistemas facilmente replicáveis em outros locais, e com custos baixos de manutenção.

O edifício tem um sistema de colecta de água da chuva com uma cisterna de 196.000 litros, onde ela é filtrada e desinfectada; por outro lado, cinco compostadores aeróbicos, cada um do tamanho de um pequeno automóvel, transformam fezes humanas em energia. No telhado, há um conjunto de painéis fotovoltaicos que produzem 230.000 kilowatts/hora por ano – bastante para suprir um edifício comercial 83% mais eficiente que qualquer outro desta cidade.

O local é muito iluminado e silencioso. Os pés direitos dos andares têm cerca de quatro metros de altura, com janelas de três metros que contribuem com uma sensação de conforto espacial e deixam aproveitar ao máximo a luz do dia.

Veja algumas fotos do edifício.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...