Empresa de carnes instala um dos maiores sistemas fotovoltaicos de Portugal



A Companhia Nacional de Carnes (CNC), empresa de Palmela que emprega 50 colaboradores e facturou €5,5 milhões em 2012, instalou um dos maiores sistemas fotovoltaicos de autoconsumo de Portugal, uma infra-estrutura que produz 25% do total de energia consumida na empresa. O projecto foi apoiado pelo PRODER e foi desenvolvido em parceria com a Donauer.

Situada na Quinta do Anjo, a CNC consegue agora assegurar todo o consumo constante da produção e das três câmaras frigoríficas. “Trata-se de uma instalação fotovoltaica para auto-consumo directo”, explicou José Luís Herrera, director do Grupo Ceasa Portugal em comunicado.

Este grupo desenvolveu o projecto e instalou os 268 painéis fotovoltaicos da Donauer Solar Systems no telhado da fábrica. Com uma potência total anual de 65,66 kWp, a instalação produz cerca de 95 mil kWh e evita a emissão de 63 toneladas de CO2. Estima-se em cinco anos o retorno do investimento de €100 mil.

“A produção de energia, que teve início a 25 de Abril, destina-se ao consumo próprio e é directamente injectada. Uma vez que este sistema não acumula energia, concebemos uma solução que assegura todo o consumo constante da empresa, o que faz 25% do total, enquanto a energia necessária para os picos continua a ser comprada à EDP”, explica o responsável.

Desta forma, garante-se que nenhuma energia é desperdiçada. O sistema conta com um autómato que controla a produção a fim de regular a quantidade de energia fornecida para nunca ser maior que a consumida pela CNC. “Isto é importante, já que no fim-de-semana não há produção na fábrica. Assim, aos sábados e domingos o sistema abastece apenas as câmaras frigoríficas”, concluiu o responsável.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...