Viver perto de espaços verdes é comparável ao bem-estar do casamento
Os espaços verdes urbanos parecem ter um grande impacto no bem-estar mental daqueles que vivem nas suas proximidades – é esta a conclusão de um estudo recente levado a cabo pela Universidade de Exeter, no Reino Unido.
Os investigadores analisaram 5.000 famílias no Reino Unido, cerca de 12.000 indivíduos entre 1991 e 2008, e descobriram que as pessoas são mais felizes quando vivem em áreas urbanas melhor providas de espaços verdes. Eles acompanharam pessoas que se mudaram para mais perto e mais longe dos jardins e observaram as mudanças.
Quando comparado a viver em áreas com menos espaços verdes, os participantes do estudo mostraram níveis significativamente menores de fadiga mental e angústia e maior sensação de bem-estar e satisfação com a vida.
Estes resultados não são surpreendentes, mas são bons indicadores científicos para as entidades responsáveis pelo urbanismo das cidades. O mais surpreendente vem a seguir: este efeito no bem-estar mental e na satisfação é realmente enorme. Na verdade, é mesmo comparável a algumas das coisas geralmente consideradas influências importantes na saúde mental e na felicidade, de acordo com o TreeHugger.
A equipa comparou a escala de efeitos de viver numa área verde aos grandes eventos da vida, como o casamento. A descoberta foi de que o impacto positivo de viver perto de espaços verdes é praticamente igual a um terço do impacto de estar casado. É também equivalente a um décimo do impacto de estar empregado.
Isto significa, na prática, que algo tão simples como a criação de um jardim pode causar um impacto colossal sobre milhares de pessoas. Maravilhoso, não?
Foto: Sob licença Creative Commons