As entranhas do maior projecto de mobilidade de Londres (com FOTOS)
Após três anos de perfuração subterrânea, o projecto Crossrail – uma nova rota integrada na rede de metropolitano de Londres – ainda só avançou nove dos 42 km que irá cobrir. É um projecto caro – muito caro, na verdade, cerca de €17,3 mil milhões (R$ 45,5 mil milhões) – mas irá revolucionar parte da mobilidade londrina, aumentando o número de passageiros do metropolitano em 10%.
Estas imagens incríveis mostram a imensidão da tarefa que enfrentam os engenheiros responsáveis pela reformulação da infra-estrutura de transporte da grande capital. O projecto, que deverá abrir ao público em 2018, vai criar novas 37 estações e chegar a bairros que distam 45 minutos do centro londrino.
Cinco grandes máquinas escavadoras estão em operação em diferentes pontos de Londres, tendo já contribuído para a construção de nove km de túneis. Mais 12 km de extensão estão a ser ampliados debaixo da estação central de Londres.
Os trabalhos prosseguem e, ainda este ano, duas máquinas passarão no eixo de 34,5 metros de profundidade de Stepney Green, uma das maiores cavernas subterrâneas da Europa.
Andrew Wolstenholme, executivo-chefe da Crossrail, explica que “com nove km de túneis agora concluídos, a Crossrail está a fazer um bom progresso na entrega de uma maratona de túneis por debaixo das ruas de Londres”.
A Crossrail vai apoiar a regeneração em toda a capital e encurtar o tempo de viagem. As previsões económicas sugerem que o projecto irá trazer um benefício de até €49 mil milhões (R$ 129 mil milhões) à economia do Reino Unido.
As novas estações Crossrail estão a ser construídas através da secção central da rota em Paddington, Bond Street, Tottenham Court Road, Farringdon, Liverpool Street, Whitechapel, Canary Wharf, Custom House e Woolwich.
Anualmente, cerca de 200 milhões de passageiros vão viajar na Crossrail. As plataformas das estações terão 250 metros de comprimento, de modo a receber os comboios de 200 metros que vão passar por cada estação.