Mapa da biodiversidade da Serra da Estrela criado até Julho
Entre Maio e Junho, o site GeObserver está a incentivar os amantes da natureza a registarem as observações de fauna e flora da Serra da Estrela na sua plataforma, de forma a melhor se conhecer as espécies que habitam neste parque natural.
O projecto está a ser desenvolvido em parceria com a Associação Amigos Serra da Estrela, o CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens), Associação Aldeia, Quercus, Centro de Interpretação da Serra da Estrela, Naturdata e o portal serradaestrela.com e vai englobar várias outras actividades, promovidas por estas entidades.
Assim, os participantes terão algum acompanhamento de técnios que ajudarão a identificar as espécies, dados que serão validades, tratados e cruzados numa segunda fase.
“Estes dados servirão para um melhor conhecimento da biodiversidade da Serra, gerando informação que criará a base fundamental para quem estuda e investiga este que é o maior promontório natural no território continental português”, explica a GeObserver.
A informação gerada pode ir desde mapas com locais por espécies, locais de nidificação, rotas migratórias, sazonalidades e mesmo perceber a origem de determinadas catástrofes ou prevenir danos maiores em espécies específicas em caso de incêndio, pragas ou enchentes.
Toda esta informação pode servir a escolas, universidades, entidades de protecção e defesa ambiental, protecção civil, entre outras, podendo também ser acedida pelos utilizadores que registem as observações.
Actualmente, mais de duas dezenas de entidades utilizam o GeObserver, onde são cruzados milhares de registos tão diversificados que podem ir desde a biodiversidade, relevo, meteorologia, população, incêndios ou hidrografia.
Foto: Sob licença Creative Commons (Inês Saraiva)