Eléctrico 28 chegou a Londres e vende pastéis de nata (com FOTOS)



Um triciclo motorizado transformado e pintado para se parecer com o Eléctrico 28, de Lisboa, pode ser visto todos os fins-de-semana no Camden Lock Market, Camden Town, Londres. O veículo chama-se nata28 e, tal como o próprio nome indica, está ligado a outro conceito bem português, o pastel de nata.

De acordo com o PortugalinUK, o Eléctrico 28 é um quiosque ambulante que vende pastéis de nata e café português e saiu directamente da criatividade de Jaime Silva e Nuno Patrício, que tiveram a ideia quando, em Novembro de 2011, observavam a venda de pastéis de natal num outro mercado londrino. O quiosque vende também chá, chocolate quente e cappuccino, entre outras bebidas quentes.

“Em conversa comigo, o Nuno perguntou porque é que não vendíamos pastéis de nata. [Eles] existem em algumas feiras, mas são vendidos de forma não muito específica ou exclusiva. Surgiu então ideia de criar produto ou marca que vendesse pastéis de forma original”, avançou Jaime Silva, de 38 anos.

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O projecto e o modelo de negócio foram desenvolvidos em poucos dias. O design pertenceu a Nuno Patrício, de 30 anos  e arquitecto de profissão, sendo que Jaime aplicou a experiência na criação e gestão de uma rede de cafés, em Lisboa. O financiamento veio de familiares e amigos, de acordo com o portal.

Para já, o projecto é em part-time e os lucros já permitem pagar a uma colaboradora, Margarida Bonita, também portuguesa. Para convenceram os britânicos, o nata28 ofereceu pequenas amostras nos primeiros dias.

“É engraçado ver a reacção das pessoas quando experimentam o pastel de nata, especialmente quente com um bocadinho de canela. As pessoas fazem aquela expressão: não estava à espera de ser tão bom!”, disse Nuno. Vendem perto de 600 pastéis de nata por fim-de-semana e já receberam convites para participarem em eventos especiais.

Agora, a dupla quer procurar novas localizações e criar uma frota de eléctricos da Carris em Londres – quem sabe, noutras capitais. Nuno e Jaime dizem que este modelo pode ser repetido com outros bons produtos portugueses: “Boa imagem, uma boa qualidade e um bom serviço. As pessoas aqui estão ávidas de experiências novas e foi isso que nós quisemos trazer – mais do que o produto em si, uma experiência diferente”, resumiu Jaime ao PortugalinUK.





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