Painéis solares podem tornar-se mais baratos e eficientes



Enquanto esperamos pela chegada aos telhados das células solares multijunção, que permitem uma eficiência de conversão da luz solar em electricidade de 41%, temos de nos contentar com as células de silício padrão, que actualmente ficam em torno dos 19% de eficiência. Mas as notícias até são boas: uma equipa de investigadores na Austrália encontrou uma forma de permitir que células solares de maior eficiência sejam produzidas a partir de silício de baixo grau, mais barato.

É há muito sabido que os átomos de hidrogénio podem ser introduzidos para ajudar na correcção de defeitos de redução de eficiência e contaminantes encontrados no silício de menor grau. No entanto, têm existido alguns problemas no controlo do hidrogénio para maximizar as suas vantagens. A solução agora encontrada pela equipa da University of New South Wales (UNSW) reside no controlo do estado da carga dos átomos de hidrogénio.

Os átomos podem existir com uma carga positiva, negativa ou neutra, o que determina a forma como se podem mover em torno do silício e a sua reactividade, importante para ajudar a corrigir defeitos. Ao controlar este estado da carga, os investigadores dizem que é possível atingir uma maior eficiência usando silício mais barato.

“Temos constatado uma melhoria de 10 mil vezes na mobilidade do hidrogénio e podemos controlá-lo para que se ligue quimicamente a defeitos e contaminantes, tornando-os inactivos”, disse Stuart Wenham, da School of Photovoltaics and Renewable Energy Engineering na UNSW. “Este processo irá permitir que silicone de qualidade inferior supere as células solares feitas de materiais de melhor qualidade.”

Segundo o Gizmag, Wenham espera atingir eficiências entre 21% e 23% recorrendo a esta nova técnica, que foi patenteada pela equipa no início deste ano.

Os investigadores têm atraído parceiros do sector interessados ​​em comercializar a tecnologia e estão a trabalhar com empresas de fabrico de equipamentos, de modo a introduzi-la nos processos de concepção de células solares.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...