Iranianos pedalam pela paz e plantam oliveira em Lisboa
Dois ciclistas iranianos encontram-se numa jornada de milhares de quilómetros, com o objectivo de alertar pessoas e instituições dos países por onde passam para a valorização da paz e pela defesa do ambiente. Na sua passagem por Lisboa, plantaram uma oliveira no jardim das instalações do Comité Olímpico de Portugal (COP), como símbolo das relações de amizade entre os dois países.
De acordo com o Jornal de Notícias, que cita a agência Lusa, Abdollah Mesbah e Keramat Aziz Zadeh querem muito que “o mundo preste atenção a estes valores», designadamente a amizade e a importância de um estilo de vida saudável, que estão presentes, apesar de tudo, no Irão. “Quisemos apenas enfatizá-los em todo o mundo”, explicam.
Depois de já terem passado pela Turquia, Grécia, Itália e Espanha, numa viagem que já soma dez mil quilómetros, os dois ciclistas seguem agora para a França e, posteriormente, para a Bélgica, Dinamarca, Noruega, Suécia e Holanda. Canadá, EUA, América Latina, Japão e China são territórios que também se encontram nas ambições dos dois iranianos, mas estão ainda dependentes da burocracia.
“Todos estes pequenos símbolos unem mais as pessoas e as instiuições”, defendeu o secretário-geral do COP. “Nós, em Portugal, nunca fomos de bicicleta até Teerão, a verdade é que eles vieram até Lisboa”, congratulou-se Marques da Silva.