Equipa de basebol instala turbina eólica no estádio
A equipa de basebol profissional norte-americana Cleveland Indians instalou uma turbina eólica inovadora no seu estádio, o Progressive Field. A estrutura amplifica o fluxo de ar em torno de um cilindro central para alimentar quatro pequenas ventoinhas.
A turbina foi projectada na Cleveland State University por Majid Rashidi, professor de engenharia mecânica, sendo que a sua utilização é preferível em áreas urbanas e espaços confinados – mais do que uma turbina eólica com a tradicional lâmina longa.
“A nova tecnologia de Rashidi está a desempenhar um papel significativo no avanço da energia eólica”, afirmou Ronald Berkman, presidente da Cleveland State.
O desenvolvimento da turbina de €3.562 (R$ 9.370) foi financiado por doações do Departamento de Energia dos EUA e do estado de Ohio, adianta o Huffington Post. A estrutura está a ser montada no canto sudeste do estádio e será iluminada com luzes LED coloridas.
Os Cleveland Indians são a primeira equipa da liga principal norte-americana a instalar uma turbina eólica, mas este não é o seu primeiro projecto ambiental. O clube instalou painéis solares do seu estádio em 2007, sendo o primeiro da liga americana a fazê-lo.
Os responsáveis da equipa esperam que esta nova aquisição ajude a reduzir custos, a fomentar a utilização das energias renováveis e a, potencialmente, criar novos postos de trabalho na região, com o desenvolvimento de novas tecnologias.
“Com este projecto, esperamos não só beneficiar o meio ambiente, aumentando o uso de energias renováveis, mas também ajudar uma nova tecnologia impressionante a criar empregos locais, tirando partido da grande mão-de-obra e fábricas de produção de Cleveland”, disse Brad Mohr, director assistente de operações do estádio.
E acrescentou: “Ao trabalhar em conjunto com a Cleveland State, podemos aproveitar esta grande oportunidade para continuar a instruir os nossos fãs acerca das tecnologias de energia limpa”.