Geórgia inaugura McDonald’s futurista com telhado verde



A cidade de Batumi, na Geórgia, vai receber um edifício inovador que alberga, simultaneamente dois espaços distintos: um posto de abastecimento de combustível e um restaurante McDonald’s. O projecto está na fase final de construção.

Distante do modelo tradicional usado na maioria dos restaurantes McDonald’s pelo mundo fora, o arquitecto georgiano Giorgi Khmaladze criou um design futurista, que assegura a separação da estação de abastecimento de combustível e do espaço de fast food.

Parte da estrutura pende dramaticamente sobre a estação, fornecendo abrigo aos condutores e garantindo que a instalação fica fora do alcance visual de quem está no restaurante. Mas quem for abastecer o seu automóvel terá facilmente acesso ao McDonald’s através de uma entrada adjacente.

O restaurante tem uma outra entrada separada no piso térreo, localizada na extremidade oposta do edifício e com vista para aos lagos que existem em torno do local. A cozinha e as instalações de serviço estão todas situadas na secção térrea central, com escadas laterais que levam à área de refeições mais elevada. Esta divisão oferece aos clientes uma vista sobre a paisagem urbana, com acesso a um imenso jardim ao ar livre.

“O ‘jardim elevado’, um sistema de telhado verde com 600 metros quadrados, traz de volta o ambiente natural que foi desperdiçado pelo perímetro da construção”, disse Khmaladze ao Gizmag.

A estação de combustível e o restaurante ficam ainda caracterizados pelo seu exterior em vidro angular, com uma série de painéis de vidro que reflectem o céu e o ambiente circundante. O sistema permite transmitir menos luz solar directa para os espaços de refeição quando o sol nasce em altitudes mais elevadas, durante os meses quentes.

Além disso, existe ainda uma grande clarabóia que fornece luz natural ao núcleo central do edifício – de outro modo, teria de se recorrer a luz artificial durante o dia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...