Estação de comboios transforma-se em casa sustentável (com FOTOS)
Se o seu sonho é viver perto da estação de comboios local, então temos a solução para si. Uma estação no coração da montanha Snowdon, no País de Gales, foi convertida em habitação e está à venda por €533 mil (R$ 1,4 milhões). O cenário é tão tranquilo que terá de acenar para que o comboio pare para entrar.
Apenas três viajantes por dias usam um dos 12 serviços de travessia à estação Roman Bridge, que faz parte da linha férrea Arriva, entre Blaenau Ffestiniog e Llandudno Junction.
Os agentes imobiliários responsáveis pela venda da casa de três quartos dizem que ela é indicada para um amante de comboios que queira ser chefe da sua própria estação. Um deles, Martyn Haden, explica melhor: “É o bilhete para qualquer pessoa que tenha tido um modelo ferroviário enquanto crescia”.
De facto, viver aqui pode revelar-se muito útil – basta dar um passo para fora da porta e está na plataforma. “Mas tem de esticar a mão para parar o comboio, é um pouco como estar numa paragem de autocarros”, explica o agente.
Com a casa vêm também 4,5 hectares de terreno que fazem fronteira com Rivor Lledr, onde o novo proprietário poderá pescar salmão e truta.
A estação foi construída em 1879 pela North Western Railway, de modo a alojar o chefe da estação e a sua família. A linha tinha inicialmente como missão garantir transporte aos agricultores e trabalhadores das pedreiras locais.
Hoje em dia, a estrutura recebe praticamente apenas turistas de passagem pelo local. Em 2012, apenas 936 passageiros utilizaram a estação, fazendo dela a terceira mais tranquila de todo o país.
O actual proprietário comprou a propriedade à viúva do antigo chefe da estação, em 1997. Renovou-a, instalou-lhe painéis solares e um sistema de aquecimento sustentável. Já a alugou como casa de férias para turistas exploradores do Parque Nacional de Snowdonia. Agora está à venda para quem quiser usufruir as belas e tranquilas paisagens rurais.