Empresa suíça constrói fábrica alimentada a energia solar



Seria de esperar que todas as empresas do sector da energia solar tivessem escritórios e fábricas ecológicos, mas isso nem sempre acontece. A Sputnik Engineering é um bom exemplo neste campo, com a sua nova fábrica totalmente alimentada por energias renováveis, afirma a Burckhardt+Partner, responsável pela obra.

A Sputnik Engineering, que comercializa sob a marca de nome SolarMax e cujo negócio é fazer inversores solares, voltou-se, como faz sentido, para a energia solar no seu novo edifício. Um telhado solar de “proporção significativa” é a grande aposta para a produção de energia amiga do ambiente.

No conjunto, trata-se de uma conquista impressionante – todo o edifício será suportado por mecanismos eléctricos apenas renováveis. Isto representa um importante marco, já que as fábricas e os escritórios são os maiores consumidores de energia, devido aos seus equipamentos e maquinarias – que neste caso ocupam 11.800 m2, revela o Gizmag.

Uma abordagem totalmente renovável tende a significar um rigoroso controlo do uso de energia, sendo que os esforços são direccionados para um baixo consumo. Os pisos da fábrica são inundados por luz natural por via de clarabóias, o que também reduz significativamente a necessidade de iluminação artificial.

O design não foi descurado no projecto. Graças às fachadas de madeira, o edifício assemelha-se a um complexo de escritórios contemporâneos. Este revestimento é complementado pelas linhas elegantes das janelas, que lhe dão um aspecto retro.

A Burckhardt+Partner foi a empresa vencedora do concurso para projectar o edifício, em 2009. A sua construção ficou concluída em 2012.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...