1,2 mil milhões de pessoas vive sem electricidade
Cerca de 1,2 mil milhões de pessoas, o equivalente à população da Índia, vive sem acesso a energia eléctrica, de acordo com o Banco Mundial. O relatório, desenvolvido em conjunto com o Conselho Mundial e Energia, explica ainda que dois terços destes cidadãos encontra-se em áreas rurais da África e Ásia.
O relatório foi compilado por especialistas de 15 agências e é o primeiro a acompanhar o progresso dos três objectivos do programa Energia Sustentável para Todos, lançado em 2011. Garantir o acesso universal a electricidade, duplicar o uso de energias renováveis e os programas de eficiência energética são os três objectivos.
Segundo o estudo, citado pelo Planeta Sustentável, 2,8 mil milhões de pessoas tem de usar madeira ou outro tipo de biomassa para cozinhar e aquecer as suas casas. Quem vive na total escuridão acaba também por recorre a candeeiros de querosene, cujo fumo é extremamente prejudicial à saúde.
Porém, cerca de 1,7 mil milhões de pessoas saiu do isolamento energético nos últimos dez anos – de referir, também, que a população aumentou 1,6 mil milhões neste período.
“A procura continua a superar a oferta de energia eléctrica”, explicou Rachel Kyte, vice-presidente do Banco Mundial, que revelou ainda que as fontes renováveis correspondem a 18% da matriz energética global.
Foto: Sob licença Creative Commons