Espanha tem cada vez mais Sol: riscos e vantagens



Espanha recebe cada vez mais sol. Ou dias de sol. Esta é a conclusão de um estudo da Universidade de Girona e do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, que explicou que a radiação solar no País vizinho aumentou em 2,3% em todas as décadas desde os anos 80, sobretudo devido à diminuição de nuvens.

O estudo – que não aborda os dias de sol em Portugal – afirma que isto acontece sobretudo no Verão e Outono, ainda que a tendência se verifique, também, no Inverno e Primavera.

Estes resultados trazem um risco – o da desertificação – e também uma grande vantagem para o sector da energia.

A radiação solar foi medida pela luz directa do sol mas também pela luz difusa através das nuvens, gases atmosféricos e aerossóis. Segundo o estudo, publicado no Global and Planetary Change, um dos dados mais notáveis é o decréscimo da luz difusa.

“A radiação difusa aumentou apenas em 1991 e 1992, devido às cinzas do monte Pinatubo, deopis de uma erupção vulcânica nas Filipinas”, explicou Arturo Sánchez-Lorenzo, um dos autores do estudo.

Segundo o cientista, o aumento da radiação traz a incidência de mais raios ultravioletas, cujo excesso pode provocar cancro de pele. A queda da luz difusa também está a ser observada na Europa central e de leste.

“Estudos como estes podem ser interessantes para a indústria de energia solar, sobretudo em países como Espanha”, explica outro dos autores do estudo, Jopes Calbó, da Universidade de Gerona. Ou Portugal, acrescentamos nós.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...