McLaren considerada equipa mais sustentável da Fórmula 1 (com FOTOS)



O Instituto FIA, responsável pela área de segurança e sustentabilidade no automobilismo de competição, entregou à McLaren o prémio de equipa mais sustentável da Fórmula 1. A “escuderia” britânica foi reconhecida pelas suas acções ligadas à sustentabilidade – e, sobretudo, pelo pioneirismo na neutralização das suas emissões de CO2, em 2011.

A McLaren instalou um programa que monitoriza a condução e as emissões de poluentes dos camiões que transportam a sua logística e carros. Os motoristas da frota foram instruídos a conduzir de forma consciente, tendo deixado de emitir 1.500 toneladas de CO2 por ano.

Paralelamente, a fábrica de Woking, no Reino Unido, é uma das grandes responsáveis pela redução das emissões da McLaren. Inaugurada em 2013, a fábrica originou a plantação de 100 mil árvores durante a sua construção. A fábrica conta também com um sistema de desactivação do sistema de ar-condicionado e iluminação nas áreas que não são utilizadas. Feitas as contas, a economia de energia é suficiente para iluminar 400 casas durante um ano.

Veja algumas das fotos da fábrica de Woking abaixo.

As estratégias de controlo eficiente são utilizadas também no consumo de água e aquecimento de água. Por outro lado, um sistema de recuperação de calor redistribui o calor criado como um novo produto de geração de electricidade, utilizado noutros processos. Isto origina uma “significativa redução de custos” no centro de dados e túnel de vento no local, segundo a marca.

Grande parte destas inovações sustentáveis foram desenvolvidas pelos próprios engenheiros da empresa britânica – os candeeiros eficientes, as luzes LED e os equipamentos de simulação automóvel altamente eficientes, por exemplo.

O próximo objectivo da marca é reduzir a zero o despejo de lixo em aterros sanitários até 2015 e reduzir em 2,5%, por ano, as emissões de gases carbónicos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...