EDP Inovação procura desenvolver parceira com projecto Masdar
A EDP Inovação está “há um ano” em contacto com os Emirados Árabes Unidos, no sentido de estabelecer uma parceria com o projecto Masdar, que compreende o conceito de uma cidade sustentável. “Estamos a ver por onde é que podemos ir”, afirmou o presidente da companhia portuguesa, António Vidigal.
“Queríamos trazer tecnologia portuguesa para Masdar”, explicou o responsável, esclarecendo que o objectivo não passa por aplicar as verbas do fundo próprio de capital de risco neste projecto, mas aproveitar os fundos árabes. Masdar quer alcançar a meta de se tornar uma cidade, de seis quilómetros quadrados, com zero emissões de dióxido de carbono.
O projecto, em Abu Dhabi, já conta com a participação da Shell, BP, General Electric, Fiat, entre outras. O Massachusetts Institute of Technology, com o qual Portugal já coopera, também está envolvido. A EDP Inovação, por sua vez, encontra-se actualmente na cidade, como parte da comitiva portuguesa de dez empresas que marcou presença na World Future Energy Summit, numa iniciativa promovida pela Adene – Agência para a Energia.
A missão portuguesa pretende “mostrar Portugal na liderança das renováveis e da eficiência energética” e mostrar a “componente inovadora” do país, de acordo com o presidente da Adene, Alexandre Fernandes, em declarações ao Jornal de Negócios.
Apesar de tudo, os Emirados Árabes Unidos não passam, para já, de uma fase exploratória e a incerteza marca o discurso de muitos dos empresários que acompanharam o primeiro-ministro português, José Sócrates, na viagem. Ainda assim, a Adene acredita que os isolamentos em cortiça para os edifícios, por exemplo, e o aproveitamento do vidro para a produção eléctrica descentralizada são algumas das ideias portugueses que vão de encontro às ambições de Masdar, de promover um futuro mais sustentável.