Baixa de Lisboa sem carros mais poluentes a partir do Verão
O vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Nunes da Silva, anunciou que, a partir do Verão, a Baixa de Lisboa será interdita à circulação de veículos que não tenham motores pelo menos de categoria Euro I, aqueles que são considerados mais poluentes. A excepção será feita para o fim-de-semana e para carros de residentes ou veículos de emergência.
O objectivo é que a Avenida da Liberdade, uma das ruas mais poluídas da capital portuguesa, passe a cumprir as normas europeias de poluição atmosférica, sendo que metade da poluição verificada é produzida por este tipo de veículos, sem catalisador.
A Carris será uma das empresas afectadas pela medida, uma vez que algumas viaturas da sua frota são antigas e não cumprem as novas exigências. O controlo da circulação de veículos na Baixa será feito inicialmente por operações stop, mas está previsto um sistema de “selos verdes” para identificar os carros menos poluentes.
“Nem sequer sabia que ainda havia carros destes a circularem”, surpreendeu-se o presidente do Automóvel Clube de Portugal, acrescentando que os veículos afectados “serão sobretudo táxis e carrinhas de distribuição muito velhinhas”. Se a inspecção funcionasse, o problema nem sequer se punha, acusou ainda, por seu lado, o vereador da autarquia, em declarações ao Público.
Nunes da Silva fez o anúncio durante uma conferência de imprensa sobre o balanço da pavimentação de ruas em 2010. Em 2011, o autarca espera gastar 7,5 milhões de euros a tapar mais buracos e a pavimentar mais ruas, e mais milhão e meio para reparar canalizações no subsolo. A Câmara de Lisboa vai escolher duas ruas para testar a eficácia de duas novas massas asfálticas para tapar buracos, uma de fabrico norte-americano e outra de origem holandesa.