British Airways cria etiqueta reutilizável para bagagem



As etiquetas de papel usadas na bagagem dos aviões podem tornar-se numa coisa do passado muito brevemente. A British Airways está a testar etiquetas electrónicas personalizadas e reutilizáveis, que acabam com a necessidade de uma nova versão de papel em cada voo.

Por cada viagem, o código de barras electrónico na etiqueta muda, actualizando assim as últimas informações pessoais do passageiro, bem como o seu destino e os detalhes do voo. O sistema pode ser usado ​​pelos próprios passageiros que submetem os detalhes da sua reserva com o smartphone, através da app oficial da British Airways.

Cada etiqueta contém um chip de computador especial e dois pequenos ecrãs de cada lado. No momento do check-in, os passageiros podem usar o smartphone para descarregar os detalhes da reserva para o dispositivo. Esses dados são então transmitidos via wireless e exibidos no ecrã na forma de um código de barras.

O sistema conserva a imagem durante o período da viagem, permitindo que esta seja lida electronicamente na chegada ao aeroporto, na entrada para o porão e na zona de recolha de bagagem.

A informação fica registada na etiqueta até que o passageiro volte a voar. Nessa altura, o código de barras é alterado e actualizado para a nova viagem. Cria-se assim um sistema de reutilização de recursos prático e bastante inteligente.

Segundo a companhia aérea, o aparelho dura cerca de cinco anos. Sem a necessidade de impressão da tradicional tira de papel anexada a cada mala, o serviço nos aeroportos pode tornar-se mais rápido e eficiente.

As etiquetas electrónicas foram especialmente desenvolvidos pela British Airways, em parceria com a Densitron Displays e a Designworks Windsor. O Aeroporto de Heathrow, em Londres, servirá de base aos ensaios previstos para acontecerem ainda este mês.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...