Fraldas inteligentes monitorizam a saúde do bebé
A nova fralda da Pixie Scientific é capaz de alertar os pais acerca de problemas de saúde do seu bebé antes que estes se tornem graves. A Smart Diaper usa vários agentes reactivos e uma app para monitorizar irregularidades na urina da criança e faz saber aos pais se é necessário consultar um médico.
À parte de ter um painel quadrado na parte da frente, a fralda assemelha-se a qualquer outra descartável. No interior, o painel contém várias tiras de testes não-tóxicas – isto por debaixo do núcleo absorvente, para que não cheguem a tocar na pele da criança. Quando a fralda fica molhada, as tiras reagem aos leucócitos, nitratos e uma série de outras substâncias capazes de indicar diferentes problemas de saúde.
Os pais podem então usar uma app para ler o código QR presente no lado de fora da fralda, que está rodeado de resultados de cores de cada teste. A app regista as leituras de cada dia, acompanhando as alterações e identificando eventuais tendências importantes. Caso isso aconteça, é enviado um alerta aos pais para que consultem o pediatra do bebé.
Segundo os criadores, a Smart Diaper pode ajudar os pais a saberem mais sobre infecções urinárias, desidratações ou doenças renais para que possam, depois, procurar os tratamentos adequados.
A Pixie Scientific enfatiza que a fralda não se destina a dar um diagnóstico completo e não substitui o aconselhamento médico. Segundo o Gizmag, a empresa planeia distribui-la principalmente em hospitais, consultórios de pediatras e entre pais cujos filhos precisam de maior acompanhamento de saúde.
A campanha na IndieGoGo já está em andamento, de modo a angariar fundos para a produção em massa da fralda inovadora e sua verificação em ambiente hospitalar. Cada fralda custa cerca de €4 (R$ 11).