Maior habitat de elefantes do norte da Europa prestes a abrir
O Noah’s Ark Zoo Farm, em Bristol, Inglaterra, está a construir um “hotel de cinco estrelas para elefantes” ecológico. O projecto no valor de €2 milhões (R$ 6 milhões) foi financiado em parte pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.
Depois de cinco anos de trabalho, a construção está praticamente concluída e pronta para receber os primeiros inquilinos. O Elephant Eden vai garantir importantes melhorias no que diz respeito ao bem-estar dos elefantes, proporcionando-lhes um espaço pensado propositadamente para eles.
Trata-se do maior habitat artificial para elefantes no norte da Europa – tem nove hectares de área. Vai usar energia solar fotovoltaica, aquecimento a biomassa e recolha da água das chuvas – mecanismos que permitirão gerar a energia necessária para a casa dos elefantes e terrenos adjacentes. A maioria dos alimentos para os animais será cultivada numa quinta vizinha, informa o Business Green.
Pensado para gerir manadas de elefantes asiáticos e africanos, o projecto irá tornar-se num importante recurso moderno para os animais que já vivem em cativeiro. Eles vão poder desfrutar de uma zona de enigmas ocultos – tubos enterrados com comida escondida – e uma piscina de tamanho adequado à sua dimensão, por exemplo.
Ao longo do tempo, as condições de enclausuramento dos elefantes em jardins zoológicos ingleses têm-se tornado tão pobres que, no ano passado, o governo ordenou a melhoria das suas infra-estruturas – sob o risco de proibição de poderem continuar a albergar os animais.
Para começar, é esperado que um casal de elefantes se mude para a nova casa, mas com o tempo mais se juntarão aos privilegiados.