Capacete biodegradável é feito de papel reciclado (com FOTOS)
Uma equipa de designers criou um capacete para ciclistas que é forte, durável e feito inteiramente de papel reciclado. Os estudantes Thomas Gottelier, Bobby Petersen e Edward Thomas, do Royal College of Art, em Londres, afirmam que o equipamento é resistente o suficiente para absorver o impacto de uma colisão.
Este projecto aborda um problema comum em todo o mundo e que aumenta com o surgimento de sistemas de partilha de bicicletas nas cidades – a maioria das pessoas a utilizarem as bicicletas públicas não recorre ao uso do capacete. Esta nova criação surgiu para alterar essa tendência.
Acredite ou não, o capacete feito de papel já tem a fama de ser forte o suficiente para salvar a vida do ciclista envolvido num acidente. “Os nossos actuais capacetes têm dois milímetros de espessura, o que já fornece uma quantidade surpreendente de força e absorção do impacto”, disse Thomas Gottelier ao Co.Exist.
O capacete destina-se a ser distribuído em conjunto com o sistema de aluguer de bicicletas do banco Barclays, estando incluído no preço do veículo. A agência de transportes de Londres também já se revelou interessada em adquirir algumas unidades para testar a sua eficiência.
“Nós já tínhamos visto o tipo de integridade estrutural que poderia ser adquirida a partir da moldagem de pasta de papel e pareceu-nos um passo lógico usar este grande recurso que actualmente circula na nossa rede de transportes públicos”, disse Gottelier. O co-criador do projecto referia-se aos jornais distribuídos gratuitamente que todos os dias seguem para o lixo e que se tornou na sua matéria-prima.
A equipa consegue conceber este equipamento reciclável e biodegradável por menos de €1,2 (R$ 3,4) a unidade, sem a adição de qualquer cola ou aditivos artificiais.