Investigadores israelitas criam primeira bateria solar eterna



Investigadores da israelita Sol Chip estão a trabalhar num ambicioso projecto para criar a primeira bateria solar eterna do mundo. Espera-se que a bateria seja capaz de se recarregar mesmo em ambientes com pouca luz e assim alimentar praticamente qualquer dispositivo electrónico móvel.

O actual protótipo combina sistemas fotovoltaicos com tecnologia de microchip. Até agora, a bateria tem sido limitada a uma produção de 8.4 volts de energia, o suficiente para alimentar um conjunto limitado de dispositivos.

De acordo com o Inhabitat, a empresa está a trabalhar na adaptação do actual design para alimentar dispositivos amplamente utilizados em agricultura, indústria alimentar, segurança e meteorologia.

A primeira indústria-alvo para o projecto é a do leite, visto que as baterias dos monitores ligados às vacas que reúnem as informações relativas à qualidade do leite precisam de ser trocadas regularmente. A nova bateria recarregável resolveria este problema de forma barata e ecológica. São esperados efeitos idênticos para as técnicas de irrigação da agricultura.

A empresa afirma ser a única do mundo a combinar com sucesso e de forma rentável células solares com microchips. A Sol Chip já angariou quase €2 milhões (R$ 6 milhões) do Office of the Chief Scientist e está à procura de fundos adicionais para levar a cabo todos os testes necessários ao avanço do projecto.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...