A Provença portuguesa está em Castelo de Vide, Alentejo (com VÍDEO)



Pode dizer-se que a Provença portuguesa encontra-se a quatro quilómetros de Castelo de Vide, no Alto Alentejo, em plena serra da São Mamede. Há dois anos que uma exploração familiar produz várias espécies de lavanda – ou alfazema, consoante a interpretação.

Esta será a única plantação de alfazema – ou lavanda, como refere Teresa Tomé, responsável pela Quinta das Lavandas –, em Portugal, e confere uma cor roxa à paisagem alentejana, tornando-a quase francesa.

“Há aqui duas espécies cultiváveis, uma planta mais pequena – Lavandula angustifólia – a que os franceses chamam a verdadeira, e outra, mais robusta, lavandin grosso”, explica Teresa Tomé.

A quinta biológica tem seis hectares e 65 mil flores de cheiro, tendo nascido de um investimento familiar de um casal que veio da cidade.

“Já fizemos de tudo nesta plantação, não há nada que não saibamos fazer”, explicou ao Economia Verde a outra metade do casal, Estevão Moura. “Mas é preciso perceber como se comporta aqui a planta. E isso temos de ser nós a descobrir, porque não há serviços públicos ou engenheiros agrónomos a perceber [disto]”, explica.

A plantação dá trabalho a três pessoas e, indirectamente, a artesãos locais. A Quinta das Lavandas custou €100 mil e foi financiada pelo PRODER.

>





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...